Sinta seu umbigo

Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos. Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisa. E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação. Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós. Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.

O discurso de Paulo parece se aplicar a tempos em que Feng Shui, Chikun, Astrologia, Aromaterapia, Psicologia são a “última moda descolada do momento super legal”.  As verdades categoricamente atestadas por essas filosofias-ciências dizem trazer explicações e benefícios para o homem de forma holística.

Parêntesis: a maioria dessas filosofias-ciências oriundas do Oriente adoram utilizar a palavra “holística”.

Acho que entendo porque esses vislumbres encontram acolhimento em nossa alma. Precisamos de algo que nos motive a acreditar que há algo a ser feito para melhorar o mundo, ou ao menos a realidade que nos permeia. Seja a decoração de nossa casa ou o bem-estar do nosso corpo, precisamos perseguir um sentido de progresso. A perseguição de sentido, significado e auto-conhecimento nos deixa menos inquietos com nossa vidinha rotineira. Mesmo que isso dure apenas uma sessão de Aromaterapia ou 50 min de aula de meditação e relaxamento.

No fundo queremos fugir desse mundo apressado e sem sentido. Isso porque a nossa vida agitada parece não fazer o menor sentido. Para vencer a mesmice da falta de sentido recorremos a credos, ciências ou práticas sem sentido.

Abraçar árvores, respirar fundo ou colocar o sofá num local específico da sala não vão mudar em nada nossa realidade de vida. Se você conseguir abrir seus chacras e o terceiro olho tudo que encontrará no seu interior será um vazio do tamanho de Deus.

Feliz aquele que não precisa mais tatear em trevas obscuras procurando significado real para as coisas. Bem-aventurado o que já encontrou a razão de sua existência por meio da graça e obra do Redentor. O verdadeiro sábio é aquele que não precisa mais caminhar na estrada do oculto e sobrenatural porque já encontrou o Caminho, a Verdade e a Vida.

Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.  Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam. Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.  (Atos 17:22-31)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: