O ditador em três atos

Como deve ser um governante? Deve ser justo, pensar no bem coletivo (bem maior?) e carismático? Quem sabe altruísta, ou talvez um líder confiante com planos e princípios bem definidos? Alguns diriam que o mais importante é a competência técnica, a ética e a capacidade de motivar seus subordinados (Você S/A).

Caso todas essas características fossem realmente as ideais (você provavelmente escolheria outra ou descartaria alguma) será que existe ou existiu um líder com tais características? Alguém que conseguisse ser impecável na ética e inspirar o povo. Atrair com as suas idéias e simultaneamente ser eficaz na prática de seu governo?

Você pode estar pensando em vários nomes: Chuchill, De Gaulle, John Kennedy? George Washington, Marco Antônio, Alexandre? Lula, Obama, Steve Jobs?

O povo é carente de líderes para se espelhar e inspirar. Assim como os elege e coloca num pedestal, rapidamente os ridiculariza e trucida. Quando a massa é intrinsicamente corrupta e tola (como a história brasileira nos mostrou no século passado), surge o cenário atraente para o nascimento do ditador.

Seja no planalto central, no departamento da sua empresa ou no púlpito da sua igreja local, sempre haverá a possiblidade do ditador. Algumas vezes ele é colocado arbitrariamente por um agente externo. Frequentemente o poder do ditador nasce no seio daqueles que serão oprimidos pela sua tirania. Como diz o ditado: “a voz do povo, é o megafone do ditador”.

O primeiro livro de Samuel conta a história de um ditador eleito pelo povo. Saul foi um líder aclamado pelo povo. Escolhido por uma massa que acreditava em suas capacidades pessoais. O Obama de Israel era tão lindo quanto o americano, mas longe do coração de Deus (a analogia com o Obama pára por aí… acho).

Em três partes, vou passar as impressões que tive desse Saul-rei-ditador. Um líder descolado tão incompetente quanto eu e você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: