Errou acertando

Enquanto praticava a mesma técnica de Kung Fu pela milhonésima vez (obrigado professor) sem muito sucesso li essa frase de Mahatma Gandhi:

“Os únicos demônios neste mundo são os que perambulam em nossos corações, e é aí que as nossas batalhas devem ser travadas.”

Se fosse um teólogo liberal seria mais simpático a essa frase. Como ainda não estou fazendo vestibular para o ateísmo…

A Bíblia é incansável em citar exemplos de homens brilhantes que erraram devido a vontades pecaminosas que arrebataram um coração corrompido (lembre-se do famoso affair Davi X Bate-Seba ou do Ananias-Gate). É verdade também que Provérbios diz que do coração provém todas as fontes para a vida.

Talvez a percepção de Gandhi fosse realmente essa. Enxergou os homens e viu como seus desejos e paixões podem fazer um belo estrago. Talvez manifestos como um suborno convenientemente honesto,  a vingança em nome da justiça ou ainda um belo olhar de uma morena estonteante no metrô.

O que Gandhi talvez não enxergou foi que o homem transcende ao que é material e factível. Existe muito mais em pauta do que simplesmente vontades e birras. A queda do homem e a restauração em Cristo envolvem o Cosmos e a Criação. Fatos que Gandhi escolheu ignorar tentando focar o centro da questão na vontade do homem.

Sim! O homem é um ser vivente que tem vontade própria, mas não se podem ignorar criaturas espirituais que desejam acabar com qualquer vontade. O estranho é que não raro o fazem apenas satisfazendo algumas das suas vontades. É quando o pior do homem encontra a pior das criaturas.

Assim, quando finalmente você sucumbe, eles ganham o prêmio: o coração do homem é o troféu dos demônios. E se eles vencem o jogo, você perde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: