O boletim da igreja diz tudo

Estou ouvindo uma série de palestras sobre homilética do Jay Adams de 1989 disponíveis no site da Editora Fiel.

Uma coisa muito interessante que ele mencionou refere-se ao conteúdo do boletim da igreja. Aquele folheto dobrado pode contar muito sobre a vida do Corpo e a doutrina saudável ou herética. Preste atenção em tudo, desde a lista de eventos e atividades, os avisos e principalmente os textos que são colocados (pastorais, artigos, devocionais).

O calendário de eventos revela muito sobre qual a agenda prioritária da igreja. Quais são os eventos que predominam? Estudos e classes bíblicas? Reuniões sociais (tarde da pipoca, noite do sorvete, chá das senhoras)? Atividades de caridade e bem-estar social? Uma predominância de um tipo de evento (ou a ausência de algum) pode revelar se a igreja é preocupada com o crescimento em maturidade e comunhão do Corpo.  A quantidade de eventos denota o nível de atividade embora não necessariamente uma igreja com muitos eventos seja um Corpo realmente vivo.

A minha sessão preferida é a das pastorais. Uma porção de texto escrito num pedacinho de papel durante várias semanas conta muito sobre o que pensa a liderança da igreja e qual a sua posição teológica.

Exemplos:

  • Qual é o tópico favorito? Teologia, filosofia? Problemas recorrentes da igreja? Dúvidas existencias? Atualidades do Fantástico? Veja se o assunto do boletim é com frequência a Veja.
  • Tem com frequência textos motivacionais recheados de auto-ajuda e psicologia barata (redundância). Não sabe do que estou falando? Você nunca recebeu por e-mail um desses powerpoints com figuras bonitas e frases açucaradas?
  • Quando os textos tem referências bíblicas (ufa!), é aplicada uma hermenêutica saudável (i.e. gramático-histórica) ?
  • O seu pastor gosta de citar outros autores de nomes famosos? C.S. Lewis? OK. Ah, ele é moderninho e gosta de falar de Paul Tillich, Karl Barth e Bonhoeffer? Teólogo liberal à vista! Está citando Brian Mclaren e Rob Bell?Pastor emergente que não crê mais tanto assim na Bíblia!

O que?! Colocou além de todos estes o Paulo Brabo no boletim? Então além de liberal e emergente a sua igreja é bastante descolada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: