C.S Lewis – The abolition of man

C.S. Lewis é um desses grandes escritores que pensam e nem por isso deixaram de ser cristãos, ou ainda, se tornaram quase ateus. A intelectualidade tem o perigo de afastar as pessoas de Deus. Ela se transforma num belo ídolo do tamanho da sua elucubração e verborragia. Entendo agora o que o apóstolo Paulo quis dizer com “levar cativo o pensamento a Cristo”.

abolição do homem

O livro “Abolition of Men” foi escrito em 1943 em plena II Guerra Mundial. Antes de todo o pensamento pós-moderno relativista e o humanismo invadir o pensamento e os livros didáticos das escolas primárias de todo mundo. Antes até do relativismo moral tomar as classes de escola dominical que hoje naufragam no meio de tanta má fé em relação à Bíblia.

O argumento central do livro é de que a falta de qualquer moral ou padrão ético (lei natural) entre os homens levará à ruína do mesmo. Mais ainda, de que a suposta neutralidade moral vendida como isenção idônea de posição, dogmas e doutrinas é uma mentira cabeluda. Os isentos “amorais” de plantão defendem uma idéia clara: a total substituição da moral por alguma outra coisa. Segundo Lewis, essa outra coisa abolirá o homem levando-o a agir sempre naturalmente (ou brutamente) levado por seus instintos e desejos. É a filosofia do Zeca Pagodinho: “deixa a vida me levar, vida leva eu (sic)”.

Sem mais,  digo que é um bom livro e vale a sua leitura. Tire suas próprias conclusões inclusive sobre uma indagaçao minha…

Não sei se Lewis tinha em mente o que aconteceria mais de meio século depois. Será que ele suspeitava que o “espírito da abolição de tudo que está aí” chegaria às portas da igreja com o nome de “igreja emergente” negando a cultura, seus valores e aprendizados adquiridos em 2000 anos de história?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: