Bíblia ou pizza?

Há tempos atrás quando programava um evento numa igreja local sempre aparecia o dilema: esse será um evento recreativo ou “espiritual”?

Diversão garantida:  jogávamos bola ou nos esfacelávamos num cabo de guerra. Éramos convidados a pular dentro de um saco de estopa como batatas amestradas. Antes da diversão, o dever: o estudo bíblico, a oração e o hino que no despedia para a folia e diversão. Se algum desavisado sugerisse o contrário, lembravam-no de que igreja não é recreação e lazer.

Já fui testemunha também do outro extremo. Igrejas que têm eventos e mais eventos de toda sorte sem que os preletores e líderes exponham a Bíblia ou façam uma oraçãozinha sequer. Reuniões de casais sem estudo bíblico. Grupos pequenos de cristãos que comem pizza de portuguesa e calabresa durante anos sem meditar nas  escrituras uma única vez. Nem um salmo 23 para contar a história.

A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. (Colossenses 3:16)

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.  O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.(Filipenses 4:8-9)

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. (I Coríntios 10:38)

A Bíblia não provê uma grade de programação para os eventos da igreja. Pouco importa se cantamos o hino antes ou depois da pipoca e se tem que haver oração ao apito final da pelada. As escrituras nos ensinam a glorificar a Deus em todo momento e fazermos coisas amáveis e de boa fama (luta de vale-tudo não!). Nossas ações e eventos devem ter intenção, execução e conclusão baseados na Bíblia. Logo, organizadores e responsáveis precisam habitar ricamente na Palavra.

Não é preciso que todo evento da igreja tenha  um estudo bíblico sobre doutrinas, mas elas devem estar na ponta da língua e no coração daqueles que vivem no cotidiano do organismo vivo chamado igreja. Como estimular relacionamentos sadios senão aprendermos baseados na escrituras o que é saudável segundo os parâmetros bíblicos?

Seja beber, comer ou jogar biribol, LEIA, APRENDA E FAÇA tudo para glória de Deus.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: