Utopia ou não pia?

Se um dia você for numa dessas igrejas metidas à besta e ouvir uma apologia à “utopia cristã” tenha em mente que essa idéia não é nova nem revolucionária. É um refugo com cheiro, gosto e jeito de catolicismo romano latino americano conhecido como “Teologia da Libertação”.  Depois da queda do muro de Berlim e da URSS essa filosofia foi deixada de lado mas ela ainda vive em guetos católicos e neo-protestantes-ortodoxos.

Você pode ter ouvido algo parecido com o texto abaixo de uma das cartilhas dos estudiosos dessa corrente:

Um mundo sem esperanças afunda em crises de sentido cada vez mais profundas, nenhuma promessa de satisfação consumista poderá encher o vazio nos corações de seus integrantes. Nessa situação surge mais do que nunca a necessidade de anunciar e de proclamar, a um mundo carente de esperanças, a grande mensagem do Reino de Deus.

Vista assim, a parusia já começou; ela está em andamento, é processo de cristificação do relacionamentohumano, que ao mesmo tempo é processo de humanização (…). Ela ganha cada vez mais em probabilidade, quando mais conseguimos superar uma cosmovisão mágico-apocalíptica.

BLANK, R. Nosso mundo tem futuro.

À medida que os homens, em consciênciae liberdade, vão respondendo, através de suas ações, de seu compromisso na história, a esses interpelativos de Deus, já se inicia a eternização do Reino. Não é simplesmente no momento da morte que amadurece definitiva e universalmente o que o homem vem construindo na história. Já dentro da história tal amadurecimento se dá, desde toda vez que o homem se coloque em liberdade diante da interpelação do infinito de Deus, naturalmente através de inúmeras mediações.

LIBANIO, J. B. & BINGEMER, M. C. L. Escatologia cristã. Petrópolis: Vozes, 1985. P. 131

Palavras bonitas jogadas ao vento. Cristianismo mutilado em socialismo. Jesus (tra)vestido de Che Guevara, Dilma e Dirceu. Igrejas, líderes e teólogos que pensam que “O Capital de Marx” é o quinto evangelho não canônico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: