Deus faz piada da sabedoria humana

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a sabedoria o entendimento dos entendidos. Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o questionador deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? (I Coríntios 1:18-20)

É possível conciliar o conhecimento humano e a sabedoria de Deus expressa nas escrituras? Como perguntaria um filósofo: O que tem Atenas a ver com Jerusalém?

Podemos olhar para a Bíblia com os olhos de quem lê a Veja e a Super Interessante? Um PHD pode apenas com seu labor entender a mensagem da salvação contida nas escrituras? O mais eminente sábio da Sorbonne consegue descobrir verdades a cerca das relações humanas e Deus a partir da Psicologia, Filosofia e Sociologia?

Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo (I Coríntios 2:12-16).

A resposta é não. Toda sabedoria do mundo não é suficiente para convencer da verdade e do juízo. Somente aqueles que tem o Espírito de Deus conhecem a sabedoria de Deus. -sofia ou -logia nenhuma pode levar alguém a conhecer a Deus. A sabedoria divina é acessível a todos que tem acesso ao Espírito… incluindo os humildes e os ignorantes e os que tem mestrado e doutorado em coisa alguma.

A humildade é condição sem concessão ao Reino de Deus. Do iletrado ao estudioso, assalariado ou zilhardário. Há miseráveis de espírito e conta bancária. Alguns poucos ricos nas finanças e no galardão divino. A diferença? No pensar e no agir… Sempre para Cristo, sempre para a sua glória.

Os bem-aventurados tem a mente de Cristo, continuará você a acreditar na Veja?

Anúncios

One Response to Deus faz piada da sabedoria humana

  1. Vitor Samuel disse:

    Gostei muito deste tópico, me fez refletir sobre muita coisa.Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: